terça-feira, 14 de abril de 2009

Desabafo: Porque o Flamengo não será campeão

Senhores, esta seria minha última postagem neste blog. Mas, depois de ver o vídeo que está no final desse post, resolvi ficar. Porque Flamengo, futebol e escrita são algumas de minhas grandes paixões, e não quero deixar nenhuma delas.

Antes de mais nada, peço desculpas por ter usado o termo "tricolete". Não sabia que era ofensivo. Para mim era o mesmo que chamar um vascaíno de bacalhau ou um flamenguista de urubu. Mas um erro não justifica o outro, e as ofensas que se seguiram foram de autoria de quem as proferiu, e não quero ser responsabilizado por nada disso. Cada um escreve o que quer, quando quer e como quer. Cabe a cada um saber se deve ou não escrever. Como isso não foi muito bem demonstrado, chegamos a um acordo de que as postagens sofrerão moderação extremamente rígida. Qualquer termo que seja ofensivo a qualquer time, acarretará na deleção do comentário, e penalização na disputa pela camisa a ser sorteada. Outra coisa: eu e o PC decidimos deletar todos os comentários, não importa se foram ofensivos ou não. Eu pedi para que isso fosse feito, e ele topou. Quero passar uma borracha em tudo o que aconteceu, e essa era uma condição sine qua non para que eu continuasse. (Não estou criticando ninguém pessoalmente, pois evitei ler os comentários a partir de um certo ponto).

Depois de tudo o que se passou nos últimos dias, antes mesmo de ler os comentários, eu já estava pensando em sair. Em nenhum outro lugar, seja jornal, rádio, TV ou internet, encontrei alguma alusão à roubalheira do juiz. Só aqui. E nem me venham com esse papo de fidalguia, que já argumentei mais de mil vezes com o PC que não engulo essa. E nos poucos lugares onde o juiz é criticado, ele é apenas criticado, e não acusado de roubar.

Pensei em sair, porque não admito que digam que o campeonato é armado. Que o Flamengo só ganha roubado. Se maior parte das pessoas que frequenta esse blog pensa assim, o que estou eu fazendo aqui? Nadando contra a corrente? A cada vez que o Flamengo derrotar Fluminense e Botafogo serei obrigado a publicar um texto sabendo que logo em seguida choverão comentários dizendo que foi roubado? Não quero isso. É por isso que, na maioria dos meus posts daqui em diante, não serão permitidos comentários. Aos poucos que se salvaram da baixaria, me desculpem, mas é assim que eu quero. É muito triste ouvir críticas massivas a algo que você gosta muito, e que sabe no fundo da sua alma que elas não são corretas.

Chegando finalmente ao título desta postagem, porque o Flamengo não será campeão? Eis os motivos:
1) O Flamengo sempre ganha roubado. Sempre haverá reclamações e acusações. Então o título sempre será questionado.
2) O Flamengo ganha a Taça Rio, mas porque a Globo jamais ia deixar passar a oportunidade de transmitir dois jogos extremamente importantes, arrecadando uma fortuna (Quanto será que ela paga para isso? Não deve ser muito, para não rolar prejuízo). E depois entra o item 1.
3) O campeonato é armado para o Flamengo ganhar. Novamente o título será questionado.

Seguindo essa visão, o Flamengo será campeão com certeza. Mas o título questionado não é título.

Me pergunto o que acontece se o Botafogo for campeão. Acho que nem os botafoguenses esperam isso (talvez isso explique porque a torcida não comparece). Mas se conquistarem o título, terão vencido não apenas o Flamengo, mas também a Federação e a TV Globo. Impressionante o poder alvinegro, não é verdade?

Enfim, por tudo isso que foi dito ao longo dos últimos dias, pensei em sair. Este texto, em forma de desabafo, seria a saideira. Mas aí, vi o vídeo do discurso do nosso Capitão, Fábio Luciano, antes de o time entrar no gramado para vencer o Fluminense. Aí o meu amor pelo futebol, pelo meu clube, fez com que eu continuasse a escrever. Terminei de ver o video com os olhos marejados, e resolvi voltar. A volta do que não foi, já que não tinha saído oficialmente ainda. O texto que era a saideira virou desabafo. O desabafo de um Rubro-Negro apaixonado pelo seu time.

Peço a todos que vejam o vídeo, se emocionem como me emocionei, e deixem as críticas de lado. Pois não é possível que um campeonato seja armado quando os jogadores do time supostamente beneficiado têm esse espírito.



Saudações Rubro-Negras

rafs