quinta-feira, 30 de abril de 2009

Recordar é Viver especial F1 - A revanche em Suzuka


Amigos, o clima na F1 depois do incidente na penúltima corrida da temporada de 1989 não era dos melhores. Senna ainda vinha mordido por ter a vitória no Japão arrancada de suas mãos e queria o título de 90 de qualquer maneira.

Do outro lado, Prost, que saíra da McLaren e passou a correr pela Ferrari, disputava cada pedaço da pista com o brasileiro. Ayrton obteve seis vitórias e Alain cinco. Novamente o GP de Suzuka, penúltimo da temporada, poderia decidir o campeonato.

Nos treinos, Senna pediu à organização do GP que trocasse o lado da pole position, pois o piloto mais rápido nos treinos seria obrigado a largar na parte suja da pista. Contando com isso, Ayrton fez o tempo mais rápido no sábado. Mas, sob orientação do seu desafeto Jean-Marie Balestre, a pole não foi alterada, o que deixou o piloto brasileiro revoltado.

"Ok, aconteça o que acontecer, eu vou entrar na primeira curva antes - Eu não estava preparado para deixar o outro (Alain Prost) chegar na curva antes de mim. Se eu estou perto o suficiente dele, ele não poderá virar na minha frente - e ele será obrigado a me deixar seguir." Eu não me importo em bater; eu fui para isso. E ele não quis perder a chance, virou e batemos. Foi inevitável. Tinha que acontecer."*


Realmente, foi inevitável. Senna não queria perder a ponta, Prost não queria perder a chance de pular na ponta, então os dois se chocaram. Mas não foi uma batidinha de leve como na corrida de um ano antes. Eles bateram forte, e foram parar no final da caixa de brita. Emergiram da nuvem de poeira, sem trocar uma palavra; nem mesmo um olhar. Ali o campeonato estava decidido. Ayrton Senna era Bicampeão Mundial.

Senna estaria revidando o acidente e dos seus desdobramentos no ano anterior? Será que estava trocando com Prost o papel de Dick Vigarista? A impressão que ficou foi de que, realmente, Ayrton manteve a trajetória para forçar a batida e tirar os dois da prova, o que era suficiente para que fosse campeão. Mas ele afirma que estava certo na sua decisão de não abrir mão da primeira posição:

"'Então você deixou isso acontecer', alguém diria. Por que eu causaria isso? Se você se ferrar cada vez que estiver fazendo o seu trabalho limpo, conforme o sistema, o que você faz? Volta para trás e diz 'Obrigado'? De jeito nenhum! Você deve lutar para o que você acha que é certo. Se a pole estivesse colocada na esquerda, eu teria chegado na frente na primeira curva, sem problemas. Que foi uma péssima decisão manter a pole na direita, e isso foi influenciado pelo Balestre, isso foi. E o resultado foi que aconteceu na primeira curva. Eu posso ter contribuído, mas não foi minha responsabilidade*


É um desfecho muito interessante para o episódio iniciado um ano antes. Típico capricho dos Deuses da Velocidade. Um acidente decidiu o título a favor de Alain Prost em 89. Um acidente decidiu o título a favor de Ayrton Senna em 90. Mesma curva, mesma corrida, mesmos pilotos.

Detalhe: Esta corrida teve dobradinha do Brasil e da Benetton: Nelson Piquet em primeiro, Roberto Pupo Moreno em segundo.

rafs

O Acidente:



Senna fala após a corrida:



* - Os trechos de comentários do Senna colocados neste texto e no post sobre Suzuka-89 são de uma entrevista no Japão em 1991. Esse trecho da entrevista pode ser vista no vídeo abaixo:

3 comentários:

  1. O que aconteceu foi simplesmente conseqüência direta do que aconteceu no ano anterior.

    Esse sentimento de vingança que o Senna demonstrou em Suzuka-90 foi um dos poucos momentos "humanos" do mito.

    ResponderExcluir
  2. O Prost nem tinha do que reclamar, esse fim ficou muito barato se comparado ao de 89. Não é um fim dos melhores para um campeonato de Fórmula 1, mas o que importava era o bicampeonato mundial de Ayrton Senna...

    ResponderExcluir
  3. o que importava era o bicampeonato mundial de Ayrton Senna [2] !!! hauieahuieahuea

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.