sexta-feira, 25 de junho de 2010

A barriga e o êxito


Amigos, hoje a torcida tricolor comemora os 15 anos daquela que foi a mais fantástica partida de futebol jamais disputada.

Em 25 de junho de 1995, Fluminense e Flamengo decidiam o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Mas não era apenas uma taça que estava em jogo, era todo o centenário rubro-negro.

O empate é do Flamengo. O Fluminense abre 2 a 0, mas no segundo tempo o Flamengo empata. O Maracanã estava cheio com uma multidão épica: 120 mil pessoas morriam nas arquibancadas, gerais e cadeiras.

O Flamengo tem dez guerreiros em campo. O Fluminense tem nove.

Aos 42 minutos do segundo tempo, Ronald recebe na meia-direita, e toca na ponta-direita para Ailton. O drible pra cá, o drible pra lá, o chute cruzado... e o santo desvio na barriga de Renato. Era a vitória, era o título, era a glória.

"Há uma relação sutil, mas indiscutível, entre a barriga e o êxito."
- Nelson Rodrigues, antes, muito antes de 1995...

3 comentários:

  1. OI PCFILHO.

    NÃO CONHECIA O SEU BLOG.

    ACHEI REALMENTE, MUITO INTERESSANTE E TENHA A CERTEZA DE QUE VOLTAREI SEMPRE AQUI.

    TAMBÉM, APROVEITO PARA CONVIDAR VOCÊ A CONHECER O MEU BLOG:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É SOBRE UM TEMA POLÊMICO.

    SE PUDER, CONFIRA E SE QUISER COMENTE, POIS LÁ O MAIS IMPORTANTE É O SEU COMENTÁRIO.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!

    ResponderExcluir
  2. Pode se dizer que depois do gol o Renato ficou com o rei na barriga...rs.

    O engraçado deste jogo é que os flamenguistas da minha familia foram assistir ao jogo na casa dos meus tios que tinha parabólica e os demais ficaram aqui em casa ouvindo pelo radio (tinham dois primos tricolores no maracanã, unicos da familia no estádio que eu saiba).

    No final, a imagem que ficou para mim foi a dos flamenguistas que tinha ido ver o jogo na casa do meu tio vindo todos tristes, desolados, sem onde enfiar a cara...rs.

    ResponderExcluir
  3. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Sexta, 25 Junho 2010 19:11 Tricolor Padrão
    Eu estava lá.

    2 Sábado, 26 Junho 2010 07:43 alex papa
    Eu também!!!

    3 Sábado, 26 Junho 2010 17:43 Raphael Carvalho
    Eu também....com 13 anos....

    4 Sábado, 26 Junho 2010 23:14 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Impressionante como a frase do Nelson Rodrigues se encaixou nesse jogo!

    5 Domingo, 27 Junho 2010 00:05 Bruno Leonardo
    Em 15 anos, o valor do ingresso da arquibancada apenas dobrou, e tem gente que ainda acha ele muito caro.

    Quem dera que tudo apenas tivesse dobrado de preço em 15 anos!

    6 Terça, 29 Junho 2010 10:14 leo_20
    PQP q emoção !!!! Eu ainda tenho esse canhoto! Acho que nem se ganhássemos da LDU, a LA08 teria sabor tão especial qto esse Carioca.

    Inclusive o Ailton vem cobrando esse reconhecimento pelo gol, apontado como feito por Renight, mas na súmula, como gol do meia (tb vindo do reino urubu).

    Lembrando ainda, na véspera, fui a um Brasil x Cuba no Maracanãzinho, onde já era possível ver nas arquibancadas uma prévia do que teríamos no dia seguinte rivalizado pelas duas torcidas(Brasil 3 a 2).

    7 Terça, 29 Junho 2010 18:16 Lucas Porto
    No último dia 25 eu acordei e chorei lembrando daquele jogo. No decorrer do dia fiz questão de agradecer ao meu pai que fez questão de contrariar o óbvio e levou uma criança para o Maracanã lotado.
    Todas as Libertadores do mundo, 500 mundiais, nada nunca apagará esse dia.
    Obrigado, Renato! Obrigado, Fluminense! Obrigado, pai!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.